RENDA FIXA

A área de Renda Fixa da Icatu Vanguarda tem como filosofia de investimento uma abordagem fundamentalista e busca privilegiar os retornos em horizontes de médio e longo prazos, maximizando assim as oportunidades de ganhos para os seus clientes. Essa expertise tem origem no próprio DNA da Icatu Vanguarda, que teve seu início com a gestão dos recursos próprios do Grupo Icatu e dos fundos de previdência da Icatu Seguros. Temos como objetivo oferecer uma gestão consistente, calcada na transparência e na busca das melhores soluções de investimento para cada um de nossos clientes, seja através da nossa grade de fundos abertos seja através de nossos fundos Taylor-Made.

 

A gestão de Renda Fixa da Icatu Vanguarda engloba fundos atrelados a CDI (com ou sem risco de crédito e/ou risco de mercado),  fundos indexados a índices de preços (inflação)  e ALM (asset-liability management). Merecem destaque a atuação no mercado secundário de crédito e o longo histórico na gestão de fundos de inflação (início em 2002) que sempre colocaram a gestora em destaque no âmbito nacional. 

 

A área de Renda Fixa da Icatu Vanguarda trabalha em conjunto com a equipe de análise macroeconômica e com a equipe de análise de crédito, visando a máxima especialização e o melhor resultado para atender às demandas de seus clientes.  No início de 2017 a Icatu Vanguarda contava com cerca de R$ 14 bilhões sob gestão apenas em fundos de Renda Fixa.

 


RENDA VARIÁVEL

A equipe de Renda Variável da Icatu Vanguarda, busca através da objetividade e análise proprietária de empresas entregar, com consistência, performance nos fundos sob sua gestão. O processo de análise é pautado pela busca incessante de ativos que apresentam valor intrínseco não percebido pelo mercado e as posições são definidas após ampla discussão de toda a equipe. As ideias de investimento tem como base a analise fundamentalistas das companhias com atenção especial para o modelo de negócios, qualidade do management e boa previsibilidade dos fluxos futuros. Tal processo é maximizado através do contato constante com as empresas e entes correlatos. Através da diversificação das carteiras dos fundos sob nossa gestão buscamos reduzir o risco das mesmas.

 

Nossa principal especialidade é a gestão de fundos classificados como dividendos, com rentabilidade histórica acima de seus índices de referencia e a consistência nos credencia a figurar como um dos fundos de melhor rentabilidade em relação aos outros da indústria.

 


MULTI-ESTRATÉGIAS / ALOCAÇÃO

Ao longo dos anos, e devido à demanda crescente por estratégias de alocação de recursos em classes de ativos distintas mas seguindo uma mesma filosofia de investimento, a Icatu Vanguarda desenvolveu uma robusta área de Fundos Multi-Estratégias. A ideia é oferecer aos clientes a flexibilidade de uma "boutique de investimentos" mas com a solidez e a tradição na gestão de recursos do Grupo Icatu.

 

O perfil e a necessidade específica de cada cliente são levados em consideração, com o intuito de se desenvolver um portfólio que atenda aos anseios e às expectativas de cada investidor. De maneira geral, o foco é sempre a busca de retornos consistentes ao longo do tempo com preocupação na preservação de capital, através de um rígido processo de controle de risco definido para cada portfólio.

 


MACROECONOMIA

A equipe de macroeconomia da Icatu Vanguarda tem como objetivo suprir a gestão de ativos com cenários, informações e projeções capazes de auxiliar no processo de maximização de retornos e minimização de riscos nas decisões de investimento. O foco é o acompanhamento e a análise detalhada da economia brasileira e mundial, fazendo com que essa visão seja refletida na nossa carteira de investimentos. As análises, projeções e cenários são elaboradas a partir de forte instrumental teórico e econométrico, mas também levando em consideração aspectos práticos da economia como um todo e dos mercados financeiros.

 

A nossa equipe de macroeconomia tem sido premiada recorrentemente em diversos rankings de projeções como o Top 5 do Banco Central no que tangem as projeções de inflação, câmbio e Selic e nos rankings da Bloomberg de diversas variáveis macroeconômicas. Vale destacar que a Icatu Vanguarda foi a primeira colocada das projeções de IPCA de curto prazo, no ranking do Banco Central, para os anos de 2014 e 2015, entre as mais de 100 instituições que fazem parte da pesquisa, além de ter sido a primeira colocada no ranking de longo prazo para Selic em 2015. Em 2016 ficamos em primeiro lugar no IGP-DI de longo prazo e em segundo lugar tanto no ranking anual de prazo médio para o IPCA, quanto no IGP-M de longo prazo.