A história da Icatu Vanguarda Gestão de Recursos se confunde com a história de gestão de investimentos no Brasil. No final dos anos 80, foi fundado o Banco Icatu, o braço financeiro do Grupo Icatu. Nesta mesma época o Banco conquistou o Brazil Fund, principal fundo de investimento estrangeiro no país, após vencer a concorrência para administração de recursos institucionais. A partir daí, o Banco criou uma área dedicada à gestão de recursos de terceiros, se tornando então um dos maiores gestores independentes do Brasil já nesta época. Tamanho foi o sucesso em gestão de terceiros do Banco, que esta área se tornou uma das principais linhas de negocio da instituição financeira.

Com isto, em 1998, o Grupo Icatu cria a Icatu Investimentos, empresa dedicada exclusivamente a gestão de recursos de terceiros. Neste ano, a Icatu Investimentos se torna a primeira e única gestora independente do Brasil com mais de R$3 bilhões sob gestão.

Nos anos posteriores, mais precisamente entre 2002 e 2003, após algumas operações de associações e vendas, a Icatu Hartford, empresa de seguros do grupo criada em parceria com a americana The Hartford, então principal cliente da BBA Icatu Investimentos, decide montar sua própria estrutura de gestão de recursos. É criada então a Icatu Hartford Administração de Recursos Ltda. para gerir grande parte das reservas acumuladas pela venda dos produtos de seguros de vida, previdência e capitalização.

Em 2005 a então Icatu Hartford Adm. de Recursos recebe a importante atribuição de Rating MQ2 de Qualidade e Gestão pela agência Moody's.

A Joint Venture entre Icatu e The Hartford termina em 2010, com a recompra de 100% do Grupo pela holding Grupo Icatu. Aproveitando o momento de mudança de marca, altera-se o nome da gestora para Icatu Vanguarda, afirmando a independência na gestão da empresa e de recursos de terceiros. Ao fim deste ano a empresa ultrapassa o volume sob gestão de R$5 bilhões mostrando mais uma vez o tamanho, a história e a solidez do Grupo quando se fala em gestão de recursos de terceiros. A sólida e estável performance dos seus vários fundos de investimentos renderam à Icatu Vanguarda diversas premiações de entidades especializadas.

Desde sua independência em 2010 a Icatu Vanguarda vem captando cada mais recursos e se consolidando no mercado financeiro como uma gestora especializada em fundos exclusivos e de renda fixa.

Em 2012-13 recebemos o premio de “melhor casa de renda fixa” pela Valor Investe, consolidando o plano traçado para asset, de ser uma casa de referencia para investimentos com horizontes de longo prazo. Obtendo retornos expressivos sem perder o foco na qualidade do investimento.

Hoje, com volume sob gestão entre os maiores do Brasil, a Icatu Vanguarda prima por uma filosofia de investimento voltada para atender as necessidades especificas de cada cliente com base em uma avaliação fundamentalista, opinião independente e expertise em estruturação de investimentos. O processo de seleção de ativos é baseado no alinhamento entre análise de retorno e risco de longo prazo e os objetivos do cliente.

 

Em 2017 a Icatu Vanguarda Gestão de Recursos recebeu a máxima atribuição de Rating de Qualidade e Gestão da agência Moody's, o MQ1.