A história da Icatu Vanguarda Gestão de Recursos se confunde com a história de gestão de investimentos no Brasil. No final dos anos 80 foi fundado o Banco Icatu, o braço financeiro do Grupo Icatu. Nesta mesma época o Banco conquistou o Brazil Fund, principal fundo de investimento estrangeiro no país, após vencer a concorrência para administração de recursos institucionais. A partir daí, o Banco criou uma área dedicada à gestão de recursos de terceiros, tornando-se então um dos maiores gestores independentes do Brasil já nesta época. Tamanho foi o sucesso em gestão de recursos de terceiros do Banco, que esta área se tornou uma das principais linhas de negócio da instituição financeira.

Com isto, em 1998, o Grupo Icatu cria a Icatu Investimentos, empresa dedicada exclusivamente à gestão de recursos de terceiros. Neste ano, a Icatu Investimentos torna-se a primeira e única gestora independente do Brasil com mais de R$3 bilhões sob gestão.

Nos anos posteriores, entre 2002 e 2003, após algumas operações de associações e vendas, a Icatu Hartford, empresa de seguros do grupo criada em parceria com a americana The Hartford, então principal cliente da BBA Icatu Investimentos, decide montar sua própria estrutura de gestão de recursos. É criada então a Icatu Hartford Administração de Recursos Ltda. para gerir grande parte das reservas acumuladas pela venda dos produtos de seguros de vida, previdência e capitalização.

Em 2005 vem um primeiro reconhecimento pela agência Moody's e a então Icatu Hartford Adm. de Recursos recebe a atribuição de Rating MQ2 de Qualidade de Gestão.

A Joint Venture entre Icatu e The Hartford termina em 2010, com a recompra de 100% do Grupo pela holding  Icatu. Neste momento é criada a Icatu Vanguarda, uma empresa de gestão de recursos independente, dando continuidade à tradição do Grupo Icatu na gestão de recursos, tendo como responsabilidades não somente a gestão dos recursos da própria seguradora mas também, e principalmente, de oferecer a terceiros essa expertise desenvolvida ao longo dos anos na gestão de recursos. Logo ao fim de 2010 a empresa atinge a marca dos R$5 bilhões sob gestão, mostrando mais uma vez a consistência e a solidez do Grupo Icatu quando se trata de gestão de recursos.


Desde sua independência em 2010 a Icatu Vanguarda vem captando cada vez mais recursos e se consolidando no mercado financeiro como uma gestora especializada e com um amplo leque de opções para seus clientes, seja em renda fixa, renda variável, fundos de alocação ou mesmo em fundos exclusivos.


A sólida e estável performance dos seus fundos de investimentos renderam diversas premiações de entidades especializadas. Em 2012 e 2013 recebemos o prêmio de “melhor casa de renda fixa” pela Valor Investe, consolidando de vez a missão traçada para a empresa, de ser uma casa de referência para investimentos com horizontes de médio e longo prazos, obtendo retornos expressivos sem perder o foco na qualidade do investimento. Em seguida, vieram vários reconhecimentos nacionais e internacionais, entre eles o “Best Fund Manager (Brazil)”, pela International Finance Magazine (2015), o “Fund Manager of the Year” (2017), no Global Banking and Finance Awards da The European em Londres e o prêmio de “Melhor Gestora de Multimercados (2017)” para previdência, pelo Valor Investe.  Além disso, a Icatu Vanguarda foi eleita uma das gestoras TOP5 do Banco Central na previsão de parâmetros macroeconômicos.
Hoje, com volume sob gestão entre os maiores do Brasil, a Icatu Vanguarda prima por uma filosofia de investimento voltada para atender às necessidades de seus clientes, sejam eles  institucionais ou individuais, com base em uma avaliação fundamentalista, opinião independente e expertise em alocação de investimentos. O processo de seleção de ativos é baseado no alinhamento entre análise de risco/retorno e o mandato de cada fundo, em todas as classes de ativos que são englobadas por nossas estratégias de investimento.

 

Desde fevereiro de 2017 a Icatu Vanguarda Gestão de Recursos possui a máxima atribuição de Rating de Qualidade e Gestão da agência Moody's, o MQ1.