“A Icatu Vanguarda é a empresa do grupo Icatu dedicada à gestão de ativos. Com sede no Rio de Janeiro, a asset faz a gestão de uma família completa de fundos de investimentos que atende a variados perfis de investidores, como pessoas físicas, family offices, empresas e fundos de pensão. Sob sua gestão estão mais de R$15,5 bilhões (Fevereiro 2017).
 
A grande vocação da Icatu Vanguarda é a gestão de recursos através de uma análise fundamentalista, tendo como horizontes de investimento o médio e longo prazos, visando assim maximizar as oportunidades de retorno para os seus clientes. A expertise da casa, que não deixa de ser o seu diferencial, vem do próprio DNA da asset, criada inicialmente para fazer a gestão dos recursos próprios do Grupo Icatu além da gestão dos recursos dos planos de previdência da Icatu Seguros. A consistência dos retornos e a visão de longo prazo são portanto uma exigência desde o berço. A Icatu Vanguarda vem reafirmar a tradição da Icatu como gestora de recursos. Passando pelo Banco Icatu, dos mais importantes bancos de investimento do Brasil nos anos 90, pela Icatu Investimentos, empresa pioneira na gestão independente de recursos, a Icatu sempre se orgulhou de formar profissionais da mais alta competência dentro de casa. A Icatu Vanguarda, nome criado em 2010, passou a buscar atrair mais incisivamente novos investidores a partir da criação de uma área comercial própria, dedicada exclusivamente à venda dos fundos de investimento. Esse movimento foi o responsável pelo crescimento expressivo dos ativos desde então.
 
A decisão estratégica de se manter o foco em fundos de inflação, crédito e dividendos, além de um tratamento especial à alocação em classes de ativos vem se mostrando muito acertada. A experiência internacional serviu de aprendizado a termos como objetivo oferecer aos clientes uma busca incessante pela consistência de resultados ao longo do tempo, calcada na transparência e na busca das melhores soluções de investimento para o cliente, seja através da nossa grade de fundos abertos seja através de nossos fundos Taylor-Made.
 
Hoje a Icatu Vanguarda conta com 33 funcionários diretos, sendo 18 ligados diretamente à gestão. Mantendo a tradição, a maior parte deles foi formada dentro da própria Icatu. A asset  tem recebido importantes premiações e segue a ocupar posições de destaque nos mais diversos rankings de investimentos, devido à qualidade da gestão e ao expressivo volume de ativos sob gestão. Entre eles destacam-se prêmios de melhor casa de Renda Fixa do país – Top Gestão (2012 e 2013) pela Valor Investe, e o prêmio internacional de Best Fund Manager Brazil 2015, dado pela International Finance Magazine, de Londres.
 
A Icatu Vanguarda tem sob sua gestão mais de 120 fundos entre previdência e fundos de investimento. Esse número elevado de fundos explica-se pela adoção das estratégias Taylor Made, que nada mais são do que combinações das estratégias core da empresa. Busca-se oferecer aos clientes a possibilidade de montagem de um portfolio mais adequado possível às suas necessidades, utilizando a expertise dos gestores em cada uma das classes de ativos.
 
O processo de seleção de ativos é baseado na análise de risco e retorno de médio e longo prazo e na análise fundamentalista, lastreados num cenário macroeconômico que é continuamente criticado, balanceado e ajustado dia após dia.
 
Em renda variável, a Icatu Vanguarda conta com cerca de R$ 500 milhões sob gestão. O destaque fica por conta do fundo dividendos, constituído por ações de empresas com bom histórico e previsibilidade de pagamento de dividendos para seus acionistas, que vem conseguindo rentabilidades expressivas ao longo dos últimos anos.
 
Transparência, foco no cliente, dedicação extrema, visão de longo prazo e a busca pelo contínuo aprendizado são as armas da Icatu Vanguarda para continuar a atrair cada vez mais a atenção dos clientes e do mercado em geral em um ambiente cada dia mais competitivo.”

 

 

- Márcio Simas

(CEO / Diretor Executivo)